Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.
O Inbound Marketing é um conceito que está sendo cada vez mais discutido e falado no mercado brasileiro. Mesmo com ar de novidade, muitas empresas já vêm implementando a metodologia que, no momento, tornou-se uma necessidade para vencer a crise.
Apesar de estarem em alta, ainda existem muitas dúvidas sobre essas estratégias. Entre elas estão: O que são? Como funcionam? Qual é a mais adequada para a minha empresa? Quais são as principais diferenças entre inbound e outbound marketing?
O que é o Inbound Marketing?
O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Em português livre, Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração”. Ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.
Como funciona?
São criados conteúdos relevantes que despertam o interesse do usuário. Essa metodologia utiliza de canais de comunicação como sites de buscas, redes sociais e websites. Por meio deles, o usuário encontra espontaneamente a solução da empresa.
Essa atração é feita através de conteúdos de qualidade para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que se comunique com as pessoas certas.
Conceitos do Inbound Marketing
O inbound leva em consideração conceitos como Jornada de Compra do cliente e o Funil de Vendas. Logo, nem todo usuário tem o mesmo “tratamento”, cada um deverá receber um tipo de comunicação de acordo com a sua fase da Jornada.
Etapas do funil de vendas:
- Atrair
- Converter
- Relacionar
- Vender
- Analisar
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens:
• Não é invasivo, pois o usuário é quem procura pelo assunto e não é interrompido;
• Aumento da autoridade da marca sobre determinado assunto;
• Amplia a rede de contatos realmente interessados no tema/produto/serviço;
• Melhora a exposição da empresa nos buscadores, ou seja, rumo a primeira página do Google;
• Resultados ativos. O conteúdo que for criado ficará ranqueando o site, da mesma forma que a base de leads conquistada será da empresa.
• Mensuração de resultados. Através das estratégias de Inbound Marketing você terá como calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e o ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade).
Desvantagens:
• Este é um processo lento e que começa a apresentar mais resultados com cerca de 7 meses de trabalho contínuo;
• Essa estratégia é complexa. Por envolver muitas etapas, ferramentas e processos, o Inbound Marketing se torna complexo e precisa de um time inteiro para dar conta.
O que é e como funciona o Outbound Marketing?
O Outbound Marketing tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.
Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.
Mas, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Você provavelmente já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, certo? Banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia.
No Outbound, você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia. Isso é algo que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.
Principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
Ambas as estratégias podem se adequar ao seu negócio perfeitamente e impulsionar as suas vendas.
Entretanto, não esqueça que você precisa de cabeças pensantes, é isso mesmo, de um time que entenda do seu negócio e proponha as melhores ações.