Antes de dizer pra vocês o porque ter um blog, vamos começar com: O que é um Blog e quais seus benefícios?
Bom, blog é uma ferramenta digital utilizada por empresas para atrair o seu público ideal e engajá-lo a fim de gerar mais oportunidades de negócio. É ele quem vai gerar a comunicação entre o site e os prováveis clientes, sendo um divulgador do website.
Houve um tempo em que blogs eram canais pessoais que o público utilizava para falar de suas vidas, entre outros assuntos particulares. Mas, é claro que, hoje, esse cenário mudou.
Ao contrário do que alguns pensam, um blog corporativo é diferente de um site. A função do site é trazer informes a respeito da sua empresa, assim como os produtos e serviços oferecidos.
Por outro lado o blog é voltado para a geração de conteúdos que falem, majoritariamente, sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação.
Mas, então, por onde eu começo? qual o primeiro passo para publicar um ?
Dentro de uma estrategia, os artigos do blog devem ser, sempre voltados para informar e educar o seu publico. É importante saber como criar postagens nele de forma estratégica e com foco em resultados.
Passo 1: Criação da Persona
Antes de redigir o primeiro parágrafo é necessário desenvolver a estratégia de conteúdo e o primeiro passo para isso é criar a persona.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Dessa forma, todos os artigos do seu blog e dos demais canais digitais devem ser produzidos tendo como base a sua persona.
Passo 2: Composição do Funil de Vendas
Depois de criar a sua persona, é fundamental saber a jornada que ela traça para comprar a sua oferta, também conhecida como funil de vendas composto por três etapas:
Topo do funil: é o momento em que a persona descobre ter um problema;
Meio do funil: aqui, a persona busca soluções para o problema;
Fundo do funil: aqui, por fim, ela descobre quem pode solucionar esse
problema.
Passo 3: Produção dos Conteúdos
Uma vez que os dois pontos acima estejam determinados, você pode dar início à produção do seu primeiro blog post.
Passo 4: Uso da CTA
CTA significa Call To Action, ou seja, é uma chamada que convida o leitor a fazer uma ação que pode ser, por exemplo:
- comentário no artigo;
- compartilhamento nas redes sociais;
- assinatura da newsletter do blog;
- download de um e-book ou outro material rico;
- continuar a leitura em outro blog post relacionado.
Ao seguir esses passos, você terá feito um post focado em gerar resultados para o seu negócio e isso responde a pergunta do artigo: tenho um site em WordPress, blog também é importante? SIM.