BRIEFING podemos dizer que é uma ferramenta importante antes de iniciar um projeto, ele ajuda a coletar informações levantando questões importantes que precisamos saber.
É um documento que reúne todas as ideias que o cliente tem para a realização do determinado projeto, seja um site, uma campanha de marketing, uma identidade visual, entre outros.
Quando uma agência presta serviços a uma empresa, espera-se, meios de comunicação para alcançar os objetivos. Entretanto, sem as melhores práticas isso é impossível! Por isso, o briefing é uma ferramenta indispensável para que se chegue a termos claros e que o resultado de um projeto seja satisfatório.
De modo geral, é possível classificar o briefing como um manual de instruções para que a equipe se guie por ele. A partir do documento é possível chegar a melhores resultados, já que todas as informações sobre a solicitação terão sido obtidas junto ao cliente.
Dedicar total atenção ao briefing ajuda a manter o foco e se aproximar do seu objetivo. 📝
Um briefing precisa conter algumas informações necessárias para que seja útil, como:
Detalhes sobre o produto ou serviço
Mercado em que atua
Perfil do consumidor
Objetivos tanto da empresa quanto do cliente.
Lembrando que, para que ele seja eficiente e cumprir com sua proposta, o briefing não pode ser muito extenso.
Além disso, precisa ser de fácil acesso a qualquer momento para todos os envolvidos.
Briefing reduz o tempo tempo de produção
Com essa pesquisa conseguimos executar nosso trabalho da forma mais produtiva possível, sem perder tempo ou que o cronograma seja prejudicado.
O briefing tem papel fundamental nisso, já que ele tende a tornar a execução mais ágil, já que entrega um diagnóstico completo do que é pretendido.
Embora esteja falando de um documento curto não menospreze sua relevância, um Briefing mal preenchido causará desgaste para ambos os lados.