Se você acha que o Email Marketing morreu, você está enganado.
Pensa comigo. Quando foi a última vez que você ficou mais de 48 horas sem dar uma olhadinha na sua caixa de entrada?
Hoje em dia, praticamente a maioria das pessoas acessam o email através do smartphone, ou seja, as mensagens estão o tempo todo na mão, no bolso, andando junto com o usuário.
Os negócios que sabem usar corretamente essa ferramenta vem crescendo e aumentando o faturamento e as vendas.
Existem inúmeros empreendedores dentro e fora do Brasil que conquistaram boa parte dos seus clientes, senão a maior parte, por meio do email.
E se você quiser entrar para esse grupo de empreendedores que não deixa dinheiro na mesa, não perde a oportunidade de vender por meio do email marketing.
O que é email marketing?
O email marketing é um tipo de estratégia em que o correio eletrônico como canal de comunicação direta entre empresas e clientes. O foco é criar um relacionamento duradouro.
Além disso, graças às ferramentas de email marketing disponíveis no mercado, os resultados são facilmente mensurados, o que permite ajustes e otimização para os disparos das próximas campanhas.
Por que utilizar o email marketing?
Para muitos empreendedores, as redes sociais são um bom lugar para atrair potenciais clientes e ser descoberto, mas não para manter a conversa fluindo.
A chance de falar e ser ouvido e de desenvolver um relacionamento duradouro com os seus potenciais clientes é através do email.
Mas além disso ele possui outras vantagens sendo elas:
Grande alcance
Quantas pessoas você conhece que não tem uma conta de email? Acredito que dá para contar nos dedos.
Ou seja, mesmo que o seu público-alvo não esteja presente na rede social do momento, é bem provável que você consiga se comunicar com ele através do email marketing.
Garantia de entrega
Você pode ter uma audiência considerável nas redes sociais, mas não tem garantia nenhuma de que suas publicações serão entregues para todos os seus seguidores.
Por outro lado, no email marketing, se o endereço de todos os contatos estiverem corretos, dificilmente alguém não receberá a sua mensagem.
Existem sim alguns casos que ela pode se perder no meio do caminho ou ir parar na caixa de spam.
Formato flexível
Outro aspecto positivo é que o profissional tem bastante liberdade no momento da criação de um email marketing.
Podendo inserir imagens e vídeos que conversem com seu público, textos com linguagem mais adequada e até mesmo GIFs para captar a atenção do destinatário.
Vale lembrar que, como vários emails são abertos em dispositivos móveis, muitas empresas optam por enviar mensagens responsivas, ou seja, que se adaptam ao formato da tela.
ROI alto
Além de ser bastante versátil, o email marketing é uma das estratégias que apresentam melhor retorno sobre investimento (ROI).
- Basicamente, você precisa de três coisas para colocar suas campanhas em prática: Um domínio próprio;
- Um profissional que entenda de marketing;
- Uma boa ferramenta de email marketing para que a estratégia seja executada.
Como o custo do investimento é baixo, o email marketing acaba entregando um resultado melhor que o esperado em muitas situações.
Qual deve ser o papel do e-mail marketing no seu negócio?
- Engajar leads
- Promover conteúdos
- Nutrir e educar as leads
- Vender
- Se relacionar com clientes