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Escolha as melhores redes sociais para o seu negócio.

As redes sociais são uma parte importante de praticamente qualquer estratégia de marketing digital. Existe até uma brincadeira de que se algo não está na internet é porque não existe.

Mas para ter presença no mundo virtual não adianta simplesmente criar perfis em todas as redes sociais que existem por aí.

Se você ainda não sabe quais as melhores redes sociais para seu negocio e pra que cada uma serve, você pode estar desperdiçando tempo, esforço e dinheiro no lugar errado.

Em outras palavras, você pode estar deixando de fazer vendas por não estar presente onde os seus potenciais clientes estão.

bora lá que vou conta quais são essas redes sociais e como escolher as melhores para seu negócio.

Mas antes….você sabe o que é uma rede social?

O que são redes sociais?

Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais e essa pode ser tanto online ou offline.

No entanto, atualmente o conceito de redes sociais tem sido reduzido ao de mídias sociais, plataformas online que favorecem a formação de redes sociais.

Principais redes sociais

Facebook

Acredito que não é surpresa nenhuma que o Facebook é a principal rede social no Brasil. E não é atoa: nenhuma outra na história da Internet conseguiu reunir tão bem em um lugar só tudo que seu usuário precisa.

Além de ser focada em seus usuários, ela é uma das maiores formas de geração de oportunidades e aquisição de clientes para qualquer empresa.

E você deve aproveitar essa plataforma para divulgar o seu negócio, aumentar a consciência do público sobre a sua marca, criar relacionamentos com os seus clientes e fazer ofertas e promoções.

YouTube

Estamos vivenciando o auge do YouTube. É quase impossível não ver pelo menos um vídeo dessa rede social em seu dia. Muito disso se deve a crescente presença de conteúdos audiovisuais no marketing digital.

O YouTube é muito mais do que uma plataforma de vídeos online, principalmente para quem está focado em marketing de conteúdo.

Nessa rede social, você pode publicar vídeos para educar e nutrir as suas leads, reforçar o conceito da sua marca e ainda criar anúncios para conquistar clientes.

WhatsApp

O WhatsApp é tão queridinho por nós brasileiros que até ganhou um apelido especial: zap zap.

É considerado uma rede social pois é utilizado no relacionamento das pessoas e possibilita a troca de experiências individuais ou em grupos.

E se você está achando que ele serve só para receber mensagem de bom dia no grupo da família e comunicação pessoal, me desculpa ter que te dizer isso, mas você está preso no passado.

Hoje em dia, diversas empresas usam o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes. E, com o anúncio recente do WhatsApp Business, novas possibilidades estão se abrindo para os empreendedores interessados em explorar essa ferramenta.

Instagram

Uma das mídias sociais com maior crescimento nos últimos anos, a previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos, considerando as funcionalidades que surgem a todo momento e o crescente número de usuários.

O Instagram surgiu como uma rede social de compartilhamento de fotos que só podia ser acessada exclusivamente pelo celular. Desde quando ele foi comprado pelo Facebook, esse cenário mudou bastante.

Como o Instagram é a maior rede social com foco em conteúdo visual, ela apresenta grandes oportunidades tanto para empresas quanto para indivíduos.

Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. E muitos profissionais do marketing digital têm enxergado nele várias oportunidades para alcançar os seus objetivos e metas.

O Messenger é uma ótima ferramenta para as empresas e negócios que estão em busca de novas oportunidades para se comunicarem com o seu público e até mesmo gerar leads e vendas.

LinkedIn

Diferente das outras redes sociais mais populares, o LinkedIn é voltado para a criação de contatos profissionais.

Ele é utilizado por diversas empresas e profissionais para fazer networking e criar uma imagem corporativa.

As empresas aproveitam a plataforma para fazer divulgação de vagas de emprego e recrutamento de talentos, troca de experiências com outras empresas e profissionais e divulgar conteúdo relacionado ao mundo corporativo.

Twitter

O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo marcada como um lugar no qual seus usuários podem compartilhar sua rotina e suas opiniões.

É muito utilizado como um canal de SAC para reclamações, sugestões e até mesmo elogios sobre marcas e produtos. As empresas mais antenadas aproveitam essas oportunidades para criar uma comunicação mais personalizada com seus clientes.

Pinterest

O Pinterest é um grande mural de referências online. É muito negligenciado e subestimado. No entanto, ele pode ser um grande diferencial para as marcas que souberem utilizá-lo com inteligência.

Os usuários acessam a rede social para encontrar inspiração não só para decorações, moda ou arquitetura, como também em busca de novos hobbies, receitas e até mesmo novas tecnologias.

Atualmente, o Pinterest tem aumentado os esforços para tornar disponível no mundo inteiro produtos específicos para perfis de negócios com o objetivo de oferecer mais possibilidades para quem usa a rede social como parte da estratégia de marketing.

Redes sociais mais usadas no Brasil

  1. Facebook
  2. YouTube
  3. WhatsApp
  4. Facebook Messenger
  5. WeChat
  6. Instagram
  7. QQ
  8. Qzone
  9. Douyin/ tik tok
  10. Sina Weibo

Como escolher as melhores redes sociais para o seu negócio

O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos.

O que você quer alcançar com a sua estratégia de marketing digital? Essa é uma etapa essencial, pois sabendo onde você quer chegar, você vai determinar qual a direção que vai caminhar.

O segundo passo é conhecer cada rede social e saber o que elas podem oferecer.

Estar nessas plataformas é praticamente uma obrigação desde que a transformação digital se tornou realidade. A razão para isso é simples: os consumidores estão nelas.

Depois de conhecer as redes sociais, você precisa conhecer a sua persona.

Quem é o seu cliente ideal? Quais são os hábitos dele? E o principal, em quais redes sociais ele está presente? Analisar a sua concorrência pode te ajudar nesse processo.

Enquanto para usuários comuns as redes sociais são plataformas focadas em criar conexões e se manter perto de pessoas conhecidas, para as empresas, há perspectiva estratégica.

Assim, ter uma página em redes sociais é se fazer presente e, por meio dos recursos possíveis, comunicar-se e manter um relacionamento com o público.

Se você chegou até aqui, parabéns! Esperamos que consiga aproveitar tudo que aprendeu aqui para levar sua estratégia de redes sociais a outro nível e multiplique seus resultados.


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