O que é Registro BR?
O Registro BR é um site destinado à venda de domínios online que terminam com a extensão .br. Portanto, se a sua intenção for criar um site para a sua empresa com essa terminação, o Registro BR é o lugar ideal.
O registro de domínios funciona semelhante a compra de uma marca ou patente, que irá garantir seu nome na Internet. Ao adquirir um domínio, o comprador torna-se o proprietário exclusivo do nome em todo o mundo.
A escolha do domínio é muito importante para definir a identidade da sua empresa na internet. E quando falamos naqueles que levam a extensão .br, nos referimos às páginas corporativas com negócios voltados ao Brasil. Os domínios possuem uma especificação e por isso que sites de governo brasileiro tem domínio gov.com, e essa a é principal razão pela qual sua empresa deve optar por .br se ela tiver a estrategia de marketing digital para atrair publico brasileiro.
Quem pode registrar um domínio ?
Qualquer empresa/pessoa legalmente estabelecida no Brasil, como pessoa jurídica (CNPJ) ou física (CPF), e que possua um contato em território nacional.
Quanto custa um domínio no Registro BR?
Se estiver disponível, o preço de um domínio no Registro BR inicial é R$ 40 por ano.
É possível também comprar um domínio que já tenha proprietário. Porém, é preciso que a pessoa esteja disposta a vendê-lo e, dependendo da autoridade que o domínio tem, isso pode não ser barato.
Por que registrar o seu domínio no Registro BR?
Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet. Os domínios na Internet com extensão .BR são registrados, exclusivamente, no Registro.br, ou através de Provedores de Serviços.
Tipos de categoria do Registro BR
O Registro BR tem seis tipos de categoria de domínio .br que podem ser usados em sites de acordo com suas categorias. Vejamos abaixo:
- Genéricos: esses são destinados a pessoas físicas ou jurídicas;
- Cidades: tais tipos de domínio também são voltados a pessoas físicas ou
jurídicas, mas são referentes a localidades; - Universidades: o edu.br é o único que pode ser utilizado por instituições de
ensino; - Pessoas físicas: esses domínios foram criados para blogs, páginas do tipo
wiki, entre outras; - Profissionais liberais: Somente para pessoas físicas, como ADV.BR
Advogados e ARQ.BR Arquitetos - Pessoas jurídicas: esses são classificados como, sem restrição,
com restrição e obrigatório; - Os domínios de pessoa física e profissionais liberais só podem ser registrados por um titular com CPF. Os domínios de pessoa jurídica devem ser associados a um CNPJ. Já os domínios genéricos e de cidades podem ser registrados por CPF ou CNPJ.